quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

Chek List - Diversos

Meninas, como prometi no post passado, hoje to iniciando alguns detalhes do Chek List.

Falaremos sobre:

Definição da data do casamento

Local para cerimônia religiosa (igreja)

Local para cerimônia civil (cartório)



------------------CASAMENTO--------------------

Definição da data do casamento:

Meninas, pra começar, falaremos sobre a data do casamento.

Se você e seu noivo já conversaram sobre casamento, tem a economia disponível e estão pensando em viver juntos, é bom ir pensando nas datas.

Geralmente os casais escolhem a data do namoro ou do noivado ou também optam por ser no mês de maio (que é o mês das noivas). Ah, elas nunca querem em agosto porque dizem que é o mês do desgosto. Bom, eu não acredito nisso porque meus avós ficaram casados mais de 50 anos e casaram dia 14/08.

Enfim, é bom vocês pensarem em uma data especial pro casal, para se lembrarem pra toda a vida juntos...

O meu caso foi um pouco diferente. Como estamos mudando de cidade e precisamos melhorar os negócios, decidimos nos casar em janeiro deste ano. Não será em nenhuma data de namoro, 1º beijo, noivado, algo assim, mas foi uma data que escolhemos com carinho, com amor.


Local para cerimônia religiosa (Igreja):

A escolha da igreja não é difícil, mas dá um trabalhinho.

Os noivos tem que procurar a igreja do bairro de cada um e escolherem entre as duas as que mais lhe agradam. Se por um acaso vocês optarem por outra igreja, será necessário pagar uma taxa extra para transferência, poréééééémmmm, nem todas as igrejam aceitam isso.

Verifiquem na sacristia, o que será necessário para a a cerimônia religiosa como: pagamento do padre, como a igreja autoriza a decoração, curso dos noivos, valor da taxa da igreja, documentos pessoais dos noivos, quantas pessoas cabem na igreja, musicos e se haverá casamento após a sua cerimônia. Ah, detalhe: vocês deverão agendar na igreja a data e levar logo a documentação com antecedência para correr os proclamas.

Noivas Evangélicas:  O casamento na igreja evangélica é mais simples, normalmente são previstos apenas uma madrinha e um padrinho que tem funções especificas, como, segurar o buquê da noiva e passar as alianças na hora da benção pelo pastor. Os pais da noiva não ficam no altar.

Os noivos costumam ter uma conversa antes com o pastor ou celebrante para definirem as características da cerimônia e no dia, após o casamento, os noivos cantam músicas ou contam como se conheceram.

De qualquer forma, há o protocolo da dança dos noivos, o corte do bolo... basta informar para a cerimonialista o estilo de casamento que os noivos evangélicos gotariam.

A documentação exigida na igreja, mostrarei em outro post. Guenta aííííí!!!!


Local para cerimônia civil (Cartório):

Para o casamento civil, os noivos devem procurar o Cartório de Registro Civil e levar a documentação necessária com pelo menos 3 meses de antecedência e dar entrada no processo. Se os noivos moram em bairros diferentes, esse processo deverá ser nos 2 cartórios.
 
É muito importante que os noivos decidam sobre o Regime de Bens que serão adotados, portanto, mostrarei os principais:
 
Comunhão Parcial de Bens: Esse é o mais adotado pelos casais atualmente. Nesse regime, o que o noivo adquiriu antes do casamento, continuará sendo dele, e o que a mulher adquiriu antes do casamento, continurá sendo dela. A não ser que haja herdeiro
 
Comunhão Universal de Bens: Neste caso, não importa quem comprou, quando e onde, os bens são divididos igualmente para os noivos. Quando um dos cônjuges morre, o herdeiro (se houver) irá dispor apenas de metade dos bens, pois a outra parte pertencerá ao cônjuge vivo.
 
Comunhão Separação de Bens: Neste regime, o que a noiva comprou antes ou após o casamento, continuará sendo dela. O mesmo acontece com o noivo.
 
 
Bom, espero que esteja fácil de entender!
 
Beijinhosssssssssssssssssssss Mil

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Mostre seu carinho por nós!